Languages

domingo, 7 de abril de 2013

Estamira e o grito dos inocentes


Camisa de força química: para onde foi tanto remédio?

Sérgio Maggio



Uma quantidade exagerada de caixas de remédios prensadas está ao rés do chão enquanto Estamira, num nos pontos de maior agonia, lança-se ao desespero.


- Estou desgovernada. Vocês sabem o que é estar desgovernada?


 A plateia, neste momento, está visivelmente suspensa com as dores da personagem. É possível, sim, que boa parte dos espectadores tenha experimentado a noção do risco de perder o desgoverno da razão. Estamira - Beira do mundo põe em circulação mais do que o estado de loucura dessa mulher, que ganhou o conhecimento público a partir do documentário homônimo feito por Marcos Prado. Num aprofundamento artístico e visceral da atriz Dani Barros, o desespero de Estamira torna-se comum e compartilhado a tantos brasileiros que, na teia da loucura, são devorados pelo sistema de tratamento arcaico e selvagem da saúde mental no país. 

Ao misturar a memória de filha, que acompanhou as idas e vindas da mãe em internações em hospícios, ao depoimento de Estamira, Dani Barros lança a personagem da condição concreta de uma mulher fora de juízo para a dimensão abstrata desse estado de afetamento da loucura. A dificuldade da sociedade dita sã em lidar com seus loucos vem à tona na memória de espectadores, muitos, talvez, nunca lidaram com essa parcela invisível da sociedade.

A dor da loucura feminina assume-se como a face mais cruel e poética desse trabalho potente de registro de uma discussão posta para os cantos. Estamira, como tantas outras mulheres que enlouqueceram com a passar do tempo, sofreu abuso sexual quando crianças. Quantas foram estupradas uma, duas, inúmeras vezes, dentro de casa, em companhia de adultos ditos de confiança? Foram reprimidas e maculadas em sua feminilidade pela força brutal masculina, a força estúpida "do trocadilo", "do esperto ao contrário", que provoca tanto nojo e tanta dó em Estamira. 

      Dani Barros faz um desenho subjetivo e extraordinário da Estamira que vimos no telão e que ela conheceu pessoalmente. Traz para si a sua Estamira numa composição que vai além do registro cinematográfico ao potencializar e esmiuçar a sua loucura/lucidez. As facetas de Estamira são apresentadas num jogo visceral e dialético proposto pela intérprete, que entra e sai da personagem de forma hábil, aproveitando seus estudos e domínios de clown para potencializar, nas frestas, o diálogo com os espectadores.

Com uma teatralidade erguida pela força da interpretação, a montagem Estamira - Beira do mundo nos transporta para o meio da tempestade que se irrompe dentro das cabeças perturbadas, que clamam por uma integração afetiva e social. Além de um visível, legítimo e apaixonante acerto de contas com sua mãe, Dani Barros oferece ao mundo um pungente momento de reflexão sobre os fins dos manicômios, da camisa de força química, que imobiliza os humanos de remédios, do silêncio que ainda paira sobre as meninas violentadas em suas casas. Quando Estamira/Dani Barros grita de desespero diante do seu algoz, torna-se possível reproduzir os gritos abafados de tantas inocentes acuadas pela estupidez humana. 
Estamira, o espetáculo, surge em nome de todos que enlouquecem e são lançados ao canto pelas famílias, pelo Estado, pela medicina; em nome de todos os violentados no silêncio da infância; eEm nome dos esquecidos nos depósitos humanos dos manicômios. É para eles que se ergue este teatro visceral e urgente de Dani Barros.  
Ao final, estabelece-se a poética de uma artista que se apropria com dignidade e fé da história dessa grande mulher, a guerreira Estamira. Com uma boneca de sucata posta em cena, Dani Barros, que se diz, com propriedade, a filha invisível de Estamira, está diante de nós em carne viva. A sua imagem, rastro desse teatro transformador, nos deixa embriagados de inquietações. Saí de pernas bambas e com a certeza que o teatro é pra afetar corpo e mente!


Na semana que vem, essa montagem segue de Brasília para Taguatinga! 
 

 
Estamira poética




 
Uma visão que levarei de Estamira: beira do mundo



"A minha missão, além de eu ser Estamira, é revelar a verdade... Capturar a mentira e jogar na cara. Ensinar a eles o que eles não sabem.”
 
     Assista ao documentário na íntegra   





6 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, que texto maravilhoso, Não vi a peça, mas vi o documentário. Quero ver este espetáculo. Estarei dia 10 em Taguatinga.

Sandra Janete

Anônimo disse...

Que coisa maravilhosa lê um texto tão apaixonado sobre teatro. Quero ver este espetáculo. Quando vem pra Vitória

Neide Alencar

Anônimo disse...

Sérgio Maggio, Eros Impuro, o seu espetáculo, me deixou de pernas bambas. Ainda processo tudo aquilo em mim. Salve, salve, o teatro que balança alma e ossos.

Guilherme Almeida

Anônimo disse...

Afteг theу come to bе associates, they will be exрecting familiагity, but nоt far too notіceablу tіll thеn.
- Сentre tunnel chimney duct to maхimise economical hot
airflоω. * Chіnesе pizza:
Toρ unbakeԁ рizza ԁough
ωith hoisin ѕauce, sliсed inexpеrіenced pepρers anԁ onions,
anԁ sаuteed ѕhitake mushrooms.

Αlso visit my blog :: how to use a pizza stone with frozen pizza

Anônimo disse...

It is Miuccia [url=http://www.furworld.ru/ ]Шубы оптом [/url] and Patrizio Bertelli who discover the secret of Prada and invent the very first black nylon Prada handbag in the world which opens the successful and beneficial entrance of famous handbag brand. Prada Handbags is known for its fantastic. Every woman wants a Prada handbag which signifies the style and the way of life. Prada store sells cheap Prada, including Prada purses and Prada handbags. [url=http://www.furworld.ru/ ]Шубы [/url] is the best way for you to pick a bag of top quality and finest designed. With the expansion of Prada, an increasing number of [url=http://www.furworld.ru/ ]шубы от производителя [/url] are established. Purchasing Prada handbags and Prada wallets in [url=http://www.furworld.ru/ ]Шубы [/url] can save you a large number of cash and time. [url=http://www.furworld.ru/ ]Шубы оптом [/url] is another good option for you. [url=http://www.furworld.ru/ ]меховые фабрики [/url] should never let you down.

Hildegarde disse...

Great!