Languages

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Recife viva e imaginária




             Foto/Divulgação
Sérgio Maggio
Da ponte do Rio Capibaribe, a estátua do poeta Capiba aponta para a cidade do Recife. Ao pedestal, alguém ofertou um livro didático sobre a história de Pernambuco. Talvez essa seja uma pista para entender como o cidadão nascido naquela terra tenha tanta compreensão sobre as narrativas históricas e fabulosas que cercam o imaginário daquele estado. Talvez essa seja a chave para ficar diante da origem de tanto orgulho. Uma gente que, nos respiros do frevo e das batucadas, canta em coro: “Recife, Recife, Recife!”
Eu, apaixonadamente baiano, nascido no bairro negro da Liberdade e crescido correndo atrás dos trios e dos afoxés, enchi meu peito de júbilo e fiz coro para o estribilho patriótico. Acabo de vir de lá e trago a lembrança de uma cidade de teatros cheios, instigados pelo Janeiro de Grandes Espetáculos (no qual apresentamos o espetáculo Eros Impuro, festival internacional que teve a ousadia de, em pleno carnaval (sim, já é carnaval), pôr o recifense diante de mais de 49 montagens do Brasil, do exterior e da cidade. Do ponto de vista do artista, o espectador recifense é um dos mais desejados. O encontro entre palco e plateia se dá por uma gente de olhar curioso e cheio de referências. O retorno é o de aprendizado. A sensação é de que a plateia recifense não aplaude por aplaudir. Há um saber explícito em cada um. É como no futebol. Todo mundo é meio técnico.
 Nas ruas, o visitante atento aprende que nem todo boi é de maracatu. As narrativas são diferentes e não faltam contadores para revelar os mistérios. É uma outra forma de se envolver com a manifestação cultural. Em Salvador, por exemplo, o baiano gosta de ir pra festa. Em Recife, o povo quer entendê-la. O senso crítico é aguçado. Ao conversar com os brincantes, ouve-se que ainda falta política cultural: “O cidadão trabalha no carnaval e só recebe no são-joão; acaba-se na folia e ganha a metade da metade de um salário mínimo”. Mesmo assim está nas ruas para garantir a tradição. Se pudesse dar um conselho à ministra da Cultura, Marta Suplicy, diria: “Ponha os olhos sobre Recife. Estude-a como laboratório”. Agora, vou ali assistir ao filme Um som ao redor, de Kleber Mendonça Filho. Assim como o mangue beat, que oxigenou a MPB nos 1990, o cinema pernambucano é o mais inquietante no Brasil de agora.

6 comentários:

claudia disse...

você tem um jeito de escrever que nos seduz de tal forma que fechamos os olhos e nos transportamos...

Amanda Sá disse...

Recife, linda, linda, linda. Este texto, lindo, lindo, lindo

Anônimo disse...

Spot оn ωith this write-up, I really beliеve
thiѕ site needs far more attention. I'll probably be returning to read more, thanks for the advice!

my web-site :: http://wiki.liny.info/index.php?title=V2_Cigs_Preserve_My_Master_Bedroom_Smelling_Faultlessly_Clean

Anônimo disse...

From the glass blowing factory thаt is eѵеn noω
in proceduгe, to a are living bakеry
where you саn bake youг unique goodіeѕ, opеratіng farms that you can go to see and feed thе animals, and working pottery millѕ.

Οn the iԁenticаl accord newspapers ωere
being сertainly not about the wide-ѕpreаd daily lіfe.
* Chineѕe pizza: Best гаteԁ unbaked pizza dough ωith hoiѕin sauce, sliced inexpeгiencеd peppers and οnions, and ѕauteed ѕhіtake mushrooms.


my web blοg; pizza stone recipes big green egg

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's a ѵеry еаsy on thе eyes whiсh maκеs it much morе pleasаnt foг
me to сome here and visit mοrе
оftеn. Did yοu hire оut a designeг to creаte your theme?
Exceptional work!

Аlsο viѕit my ωeb-site ... HTTP://www.ferienwohnungen-pulheim.de/wiki/index.php?Title=V2_Cigs_Coupon_Code
My website > Realbuck.Com

Anônimo disse...

Hello! Dο yοu know if they maκe any plugins
tο helр with Seаrсh Engine Optimіzation?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing νery
good gaіnѕ. Іf you know of any ρlease shаге.
Thanks!

my ωeb-site - v2 cigs reviews
my site :: more inspiring Ideas