Languages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Memórias de um bordel


























No palco, quatro mulheres desfiam memórias e passagens de suas vidas no bordel onde moram e onde não entram mais clientes. O Recife será a primeira de cinco capitais brasileiras a receber a turnê de circulação do espetáculo Cabaré das donzelas inocentes, dirigida por Murilo Grossi e William Ferreira. Depois de ser agraciado com o Prêmio Myriam Muniz, a peça chega à capital pernambucana para cinco apresentações, começando hoje, às 16h, no Teatro Armazém, numa sessão especial para profissionais do sexo e agentes de saúde. Em seguida, de terça a sexta-feira, as performances para o público em geral serão realizadas às 19h, com ingressos a R$ 10 (preço único).

Adaptação do livro Conversas de cafetinas, do dramaturgo e jornalista Sérgio Maggio, terceiro lugar na categoria reportagem do Prêmio Jabuti 2010, a peça estreou em novembro de 2009, em Brasília. Depois, esteve em Vitória, no Espírito Santo. Maggio é crítico de teatro do Correio Braziliense e realizou a pesquisa que deu origem à publicação há 11 anos, pelaUniversidade Federal da Bahia (UFBA).

´A peça tem um lado de ficção, mas é inspirada na humanização destas mulheres, que têm muitas histórias a contar`, diz Sérgio Maggio, que entrevistou oito cafetinas para o livro. ´Queria conhecer qual era a real imagem desta mulher, que aparecia na literatura de Jorge Amado como acolhedora e nas páginas policiais como nefasta`, argumenta.

Para Catarina Accioly, que interpreta Cabeluda, a caçula em Cabaré das donzelas inocentes, o grande desafio era não cair no estereótipo. ´A Cabeluda bebe pra caramba e quer ver o oco, mas ainda guarda uma esperança de que a situação para elas vai mudar`, detalha Catarina, que é pernambucana, mas mora em Brasília desde a infância. (Tatiana Meira)

Serviço

Cabaré das donzelas inocentes

Onde: Teatro Armazém (Armazém 14, Bairro do Recife)
Quando: Hoje, às 16h, sessão especial para profissionais do sexo e agentes de saúde, seguida de debate. De 25 a 28 de janeiro, às 19h
Quanto: R$ 10 (preço único)
Informações: (81) 3082-2830/ 3421-8456

Nenhum comentário: