Languages

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Gente de toda fé



Sérgio Maggio
sergiomg.df@dabr.com.br


Moradora do Asa Norte, Maria do Carmo se prepara para percorrer, de hoje ao dia 31, sete vezes o espiral da LBV. Faz isso desde a virada de 2001 para 2002 quando escapou ilesa de acidente de carro indo para o sítio de Brazlândia.
Da Estrutural, Carlos Silva segue para o Conic onde participa de maratona de libertação. Vai ajudar a ler, até a virada do ano, parte da Bíblia em corrente por 24 horas ininterruptas. Do momento em que se converteu à igreja e largou o vício avassalador da bebida, a fé só tem aumentado.
Anita Farias prepara, em sua casa, no Lago Norte, papel em forma humana para cerimônia de purificação da Seicho-no-iê. Ele passa o desenho pelo corpo enquanto mentaliza todas as mazelas vividas em 2009, para serem queimadas no fogo da purificação. Segue o ritual há 15 anos quando ficou "curada" de depressão, síndrome de pânico e fobia social.

Marcos Teixeira despede-se hoje do trabalho e segue da Octogonal para Alto do Paraíso onde entra em retiro espiritual em seita indiana. Participa do rito para despertar a kundalini (energia da alma). Desde 2007, encontrou-se na filosofia do deus Ganesha e livrou-se da gangorra dos sentimentos humanos.
Cássio e Maíra, moradores de Taguatinga Norte, encomendam hoje missa de ação de graça para celebrar mais um ano de saúde financeira para negócio que só cresce. Católicos fervorosos, eles encontraram, em ações de caridade da igreja, sentido para a vida, desde que se descobriram falidos.
Médium espírita, dona Carmem Lúcia comanda mutirão de passes enérgicos no centro espírita em Samambaia. Até hoje, ela fortifica corpo e espírito dos seguidores. Faz isso desde que perdeu a filha de 20 anos em acidente de carro numa festa de réveillon.
No Lago Sul, Sayonara Maria prepara grande balaio de oferendas para Oxum, orixá da água doce. Comprou 20 dúzias de rosas amarelas, um litro de mel e alfazema para decorar cesto, que será lançado ao Lago Paranoá, a partir da Prainha. Sayonara pôs a vida nos trilhos depois que entrou no candomblé. Antes, era viciada em jogos de azar, sofria de insônia e tinha ataques epiléticos. Desde 2006, experimenta a serenidade.
A partir de hoje, Saulo entra em jejum por um ano novo de paz e purificação dos males humanos. Saí de casa, no Cruzeiro Velho, e viaja até Planaltina, onde se integra à comunidade mística, instalada sobre a influência do Vale do Amanhecer. O mundo é outro assim que Saulo entendeu que o corpo é casulo de carne para o espírito. Ele trocou a vida mundana de farras e livrou-se das dívidas.
Sandra e Tânia entram em estado de meditação a partir de hoje. Budistas, elas trocam o cotidiano de servidoras públicas pela contemplação. Uma de Ceilândia, outra de Vila Planalto, as duas se encontram na Rodoviária para seguir rumo ao templo japonês. A religião budista mudou os hábitos alimentares, a postura e até o tom de voz das moças.
Do ParkWay, Matias celebra a vinda de um novo ano em casa. Recebe os amigos mais fiéis em ceia farta. Vão cantar, comer, matar saudades e reafirmar os votos de amizade. Matias é ateu convicto. Não passa pela cabeça dele a existência de "um ser superior". É assim desde que se entende por gente.

2 comentários:

Sandra Mary disse...

Vou acender uma vela, um incenso e jogar umas gotas de mel no meu altar

SheilaCampos disse...

Fico feliz por vivermos em um País onde as diferentes opções convivem (quase que completamente) pacificamente! Luz para todos nós!!!!