Languages

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Grotowski e Barba em Brasília

Foto: Marcelo Dischinger
Numa entrevista com o diretor e então professor da Universidade de Brasília (UnB) João Antônio de Lima Esteves, soube das andanças do teatrólogo Jerzy Grotowski em Brasília, lá pelo começo da década de 1970. Ele veio à cidade em extensão da viagem ao Brasil (conto detalhes depois). E tudo ficou registrado, não só na memória do nosso grande diretor João Antônio, mas nos arquivos do Correio Braziliense, graças ao trabalho jornalístico da época, que fez da notícia fato histórico.




Agora, quase fim da primeira década do século 21, cabe também a blogosfera esse papel de perpertuar registros de viagem. Como esta de Eugenio Barba (italiano naturalizado dinamarquês) registrada pela foto enviada por Luciana Martuchelli (em cena com Adeilton Lima). O criador da Odin Teatret e percussor do teatro antropológico esteve mais uma vez na capital brasileira. Desta vez, fez retiro com atores numa imensão forte para quem participou.




Vale lembrar que Barba é díscipulo de Grotowski e começou espiando o Teatro Laboratório do russo. Depois, botou tudo num turbilhão e trilhou o próprio caminho.


2 comentários:

Xu disse...

Caramba, nunca soube que Grotowski veio a BSB... Quero saber mais

Patrícia Del Rey disse...

Bem que o Barba podia fazer mais visitas por aqui...rs

um beijo